1º CONGRESSO DO IN TEA CANAÃ

Projetos|Do R7

1º CONGRESSO IN TEA CANAÃ


A data 2 de abril foi escolhida como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão de pessoas com autismo na sociedade. Devido a necessidade de dar mais visibilidade a essa condição, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, essa data serve como um lembrete para a importância da inclusão, respeito e compreensão das pessoas com Autismo. Além disso, a data também marca o início do “abril azul”, um mês dedicado à conscientização sobre o tema com diversas iniciativas. Sendo assim, o Projeto Nova Canaã escolheu este dia 2 de abril de 2025 para promover um evento que ficará marcado na cidade de Irecê, o IN TEA CANAÃ (Integração Canaã - Transtorno do Espectro Autista), buscando enfatizar a importância de construirmos uma sociedade inclusiva, onde as pessoas com autismo se sintam acolhidas e respeitadas, combatendo o preconceito.

Este evento proporcionou uma oportunidade valiosa para trocarmos experiências e fortalecer a rede de apoio reconhecendo que o autismo é uma variação natural da neurodiversidade humana, e não uma doença. O IN TEA trouxe a proposta que incluir é parceria, é validar a existindo do outro, com dignidade e respeito. Entretanto, cada palestrante convidado contribuiu na sua área de formação, buscando despertar em todos nós um olhar sensível, acolhedor e empático, visto que o autismo (TEA), é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da pessoa, impactando principalmente a comunicação, a interação social e o comportamento, manifestando de formas variadas, por isso o termo “espectro”.  

“Esse evento tão importante de compreensão do autismo de promover a inclusão e romper o preconceito, quebrar os tabus e diluir as estimas”, afirmou o Psiquiatra, Luiz Osmar.

É importante ressaltar que, o IN TEA teve um público de educadores, cuidadores e pais interessados em informações precisas e atualizadas sobre o autismo, pois a importância do diagnóstico precoce e a intervenção adequada são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa com TEA.

Os profissionais palestrantes, o psiquiatra Luiz Omar, a psicóloga Thaíla Dourado, a fisioterapeuta Amanda Dourado, a nutricionista Gabriela Moreira, a psicopedagoga Eliana Gomes e a fonoaudióloga Caroline Dias, destacaram que através de terapias e acompanhamento profissional, é possível auxiliar na melhora da comunicação, interação social e qualidade de vida.

Na oportunidade, o Projeto agradeceu a todas as instituições, como Cermult, APAE, CAE e aos participantes de Irecê, Cafarnaum, Ibititá, João Dourado, América Dourada, Salobro e demais cidades da região pelo ato de coragem em buscar conhecimentos, em “vestir a camisa” e levantar a bandeira para lutarmos juntos em prol dessa causa: Aceitar as pessoas com autismo como elas são, com suas individualidades e diferenças.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.